Voltar para o início


 

“Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério”, anuncia Bolsonaro

Presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), declarou que o Ministério do Trabalho será extinto em seu futuro governo

quinta-feira 8 novembro 2018 às 10:37

03502xjtpobjvl61g33kkajtr

Foto:José Cruz/ Agência Brasil

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta quarta-feira (7) que o Ministério do Trabalho será incorporado a outra pasta. “O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério”, disse, sem detalhar qual pasta absorverá as atribuições atuais do Trabalho. Bolsonaro fez a afirmação em rápida entrevista a jornalistas após almoçar com o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro João Otávio de Noronha, na sede do tribunal.

O Ministério do Trabalho, criado há 88 anos por Getulio Vargas, é o responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, viabilizar o acesso a benefícios como seguro-desemprego, gerir o Fundo de Amparo ao Trabalhador, participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional e fiscalizar os postos de trabalho.

O fim do status de ministério pode significar, também, a extinção de programas de geração de emprego e, principalmente, o solapamento da fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento da legislação trabalhista. Com a aprovação da terceirização irrestrita e da reforma trabalhista, os trabalhadores brasileiros foram atingidos por uma precarização que está se aprofundando, e se fazem necessários, cada vez mais, mecanismos de proteção, e não o contrário.

Foto: José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil

Com informações de Uol Notícia e Sintrajufe/RS

Deixe uma resposta




Rua Magalhães Filho 573, Centro Sul - Teresina - PI
CEP 64001-350 Fones/Fax (86) 3221 1645 / 3221 0273