Voltar para o início


 

O TRT/PI participa do Salipi e apresenta a exposição “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”

O Tribunal Regional do Trabalho 22º região participou do 16º Salão do Livro no Piauí, que aconteceu de 01 a 10 de junho de 2018, no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI. Os servidores e magistrados durante 10 os dias do evento realizaram palestras e promoveram conscientização sobre temas da área trabalhista. No estande do […]

terça-feira 12 junho 2018 às 18:00

O Tribunal Regional do Trabalho 22º região participou do 16º Salão do Livro no Piauí, que aconteceu de 01 a 10 de junho de 2018, no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI. Os servidores e magistrados durante 10 os dias do evento realizaram palestras e promoveram conscientização sobre temas da área trabalhista.

Foto Valentina Tereskova jornalista

Exposição do TRT 22º região na 16º edição do Salão do Livro do Piauí.

No estande do TRT além da venda de livros, os servidores apresentaram aos visitantes a exposição permanente “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”, que foi um dos destaques dessa edição do Salipi. Os alunos, pais e professores eram convidados a refletirem sobre o trabalho escravo, a exploração infantil e o trabalho seguro. 

Foto: Valentina Tereskova Jornalista

O estante do TRT esteve recebendo visitas no 10 dias de eventos

A servidora Eliete Fontenelle, explica como se deu a inicia em abordar o tema e o sucesso de visitação no estande do TRT: “esse anos trouxemos a exposição um mundo sem trabalho infantil, tem sido um temática do TST e CSJT tanto no combate do trabalho infantil, como uma campanha sobre o trabalho seguro, no caso, a prevenção de acidentes de trabalho e diminuição dos índices de acidentes.  O CSJT e o TST imprimiram um material muito bom, umas cartilhas da turma da Mônica que estamos distribuindo. As escolas vem fazer os passeios, veem os materiais que expomos e assinam o livro de presença, temos tido por dia  cerca de 400 a 600 assinaturas. A conscientização é muito importante, eles (as crianças) ganham as revistinhas, vão ler e ficam perguntando. Tem sido um momento muito maravilhoso, saber que a gente pode influenciar, educar, conscientizar e dizer que eles estão no lugar certo, que é na escola. Incentivamos a leitura para que eles continuem na escola”, justificou.

Foto valentina Tereskova Jornalista

Cartilhas da turma da Mônica fazem parte da campanha contra o trabalho infantil

]Pedro Laurentino diretor do Sintrajufe e servidor do TRT afirmou que gostou  da iniciativa do TRT em abordar nesse ano, o tema sobre o trabalho infantil. “Eu acho muito bom, essa iniciativa no TRT de vir se encontrar com o povo de Teresina, num momento cultural importante como é o SALIPI. O TRT está trazendo  nesse ano a exposição sobre trabalho infantil, que é a mais visitada do SALIPI. O trabalho infantil, infelizmente, é um crime consentido porque existe. Todos os dias estamos vendo crianças em carvoarias, crianças cortando cana, em trabalho doméstico e  se prostituindo  na infância, no crime organizado… Esse trabalho de denúncia que o TRT está fazendo, estou bastante feliz com o estande, com essa participação, temos vindo todos os dias. Os servidores e magistrados também contam com espaço para  venda de seus livros”, pontua.

Na noite de sexta-feira, dia 08, foi organizado um Sarau de música e poesia. A abertura do evento contou com participações do músico, poeta e diretor sindical, Pedro Laurentino e Geraldo Brito, nome consagrado da música piauiense. Servidores do Tribunal como Cinedon, Wallace e seu grupo, a cordelista Sayonara,se somaram ao time das atrações musicais.

“Eu acho muito bom, essa iniciativa no TRT de vir se encontrar com o povo de Teresina, num momento cultural importante como é o SALIPI. O TRT imaginou um Sarau, onde os artistas e poetas do tribunal, os escritores podemos se presentar para o público. Acho que essa iniciativa da administração do tribunal é muito boa”, comenta Pedro Laurentino.

Foto Valentina Tereskova Jornalista

O sarau de literatura e poesia foi pensado pela administração do TRT para incentivar a arte, a musica e a poesia no evento.

Confira mais fotos do Sarau:

Foto Valentina Tereskova Jornalista

Foto Valentina Tereskova Jornalista

Foto Valentina Tereskova Jonralista

Deixe uma resposta




Rua Magalhães Filho 573, Centro Sul - Teresina - PI
CEP 64001-350 Fones/Fax (86) 3221 1645 / 3221 0273